Avançar para o conteúdo principal

00 Seeds

00 Seeds
Medical Strains

STS - como obter apenas sementes fêmea Parte 1

Nota: O Medicinal Stars não se responsabiliza pela má utilização da informação aqui contida, somos uma página para adultos, sobre a cultura da Cannabis, use a informação com bom senso.

Como vem sendo normal, tentamos abordar os temos que mais ninguém aborda em Portugal, ou em língua Portuguesa.
Desta vez o nosso novo colaborador, de nick name Shariff vai-nos ensinar a obter sementes fêmea (100%).  Não tente replicar em casa, ou se o fizer, não faça sem ser de modo seguro (uso de luvas e óculos de proteção). Um muito obrigado da nossa parte por nos ensinar este passo.



Olá, sou o Shariff e venho aqui com uma espécie de revisão da matéria, de um tópico já concluído. O objectivo da experiência era fazer sementes feminizadas, com o método de aplicação de STS, neste caso partindo de sementes automáticas regulares, num cultivo exterior, mas funciona igual com foto dependentes tanto no exterior como em interior, no entanto, em interior é sempre mais seguro (evitamos contaminação de pólen de cultivos vizinhos), para além de que podemos realizar a tarefa em qualquer altura do ano, com todo o controlo que um cultivo indoor nos permite.


Breve explicação do significado de STS e como funciona:

STS - Silver Thiosulphate Solution - Em português seria qualquer coisa como, Solução de Tiosulfato de Prata, que no fundo é a junção do Nitrato de Prata + Tiosulfato de Sódio + água destilada.

A função do tiosulfato de sódio, é apenas a de ajudar o nitrato de prata a ser assimilado mais facilmente pela planta, a prata é a peça chave, é ela que influencia uma planta fêmea a produzir flores masculinas. Vamos ver como e porquê.

As hormonas vegetais/fito-hormonas, responsáveis pela activação dos genes encarregues pela definição do sexo da planta, são as Giberelinas e Etileno. É o balanço e nível destas 2 hormonas, que determinam o sexo de uma planta de cannábis. Se tiver níveis de Giberelinas mais altos do que os de Etileno, a planta desenvolve características masculinas, se tiver níveis de Etileno mais altos do que os de Giberelinas, desenvolve características femininas.

Dito isto e, sabendo que o nitrato de prata é um inibidor de Etileno, será fácil concluir que ao aplicarmos uma solução que contenha prata, os níveis de Etileno ficam controlados (temporariamente), favorecendo assim as Giberelinas, ou seja, estamos a dar "ordem" à planta, para desenvolver características masculinas, neste caso flores Estaminadas.


Flores Masculinas = Flores Estaminadas - Desenvolvem e soltam pólen
Flores Femininas = Flores Pistiladas - Recebem pólen e desenvolvem a semente.


Resumindo, nós queremos que uma planta fêmea (que dá flores pistiladas de origem), desenvolva flores estaminadas (que dão pólen).


Qual a diferença entre uma flor estaminada de um macho puro, e uma flor estaminada vinda de uma planta fêmea, que foi "orientada" para produzir flores masculinas (estaminadas)?

Para percebermos isto facilmente, vamos usar a tabela genética de Punnet.


Planta Macho = XY (o macho contém e passa os 2 cromossomas para as sementes. Cromossoma Fêmea "X", cromossoma Macho "Y", por isso é representado como XY)

Planta Fêmea = XX (a fêmea só contém e passa o cromossoma feminino para as sementes, não tem cromossomas masculinos, por isso é representado com 2 letras X)

Sempre que cruzamos um macho com uma fêmea, o resultado vai ser sempre o mesmo, metade sementes fêmeas e metade machos
XX + XY = XX, XX, XY, XY

O resultado a que nós pretendemos chegar é = XX, XX, XX, XX - 100% fêmeas

Para isso precisamos de pólen sem o cromossoma masculino "Y" , que contenha apenas o feminino "X". Como uma fêmea não tem cromossomas masculinos, ao ser "forçada" (usando a prata para inibir a fito-hormona etileno) a desenvolver flores estaminadas, o pólen que ela vai produzir incluirá apenas cromossomas femininos. Ficamos então com um pólen XX em vez do pólen regular produzido pelas plantas masculinas XY.

Sendo assim:

Pegamos na nossa fêmea pura XX, polinizamos com o pólen feminizado XX e temos o famoso resultado
XX + XX = XX, XX, XX, XX


Resumindo e concluindo, o pólen da flor de um macho vai ter sempre os 2 cromossomas X e Y, o pólen da flor de uma fêmea revertida vai conter apenas o cromossoma feminino XX.
Agora que já temos uma ideia de como funciona em teoria, vamos à parte prática.


Material necessário:
  • Nitrato de Prata - AgNO3
  • Tiosulfato de Sódio - Na2S2O3-5H2O ou Na2S2O3
  • Água Destilada
  • Borrifador pequeno
  • Balança digital
  • Óculos proteção (de sol servem)
  • Luvas de borracha sem pó
  • Garrafas de plástico/vidro (não usar metal)
  • 2 copos de plástico/vidro (não usar metal)
  • 2 Colheres de plástico (não usar metal)
  • Etiquetas
  • Caneta/marcador/lápis

Comecei então por comprar no Ebay 10g de Nitrato de Prata (Silver Nitrate - AgNO3) e 110g de Tiosulfato de Sódio (Sodium Thiosulphate - Na2S2O3-5H2O)
O total dos 2 componentes custou perto de 26€ já com envio, podem comprar menos quantidade, não é necessário tanto, na altura não encontrei menos gramas à venda. O mais caro é o Nitrato de Prata.

Depois de ter isto na mão, chegou a hora de germinar umas quantas sementes.



Convém usarmos sementes regulares para evitar taxas altas de hermafroditismo. Eu usei umas regulares automáticas.
Não podia ter muitas plantas, a seleção foi quase nula, era só uma experiência. Escusado será dizer que quanto mais plantas, melhor.
Destas 5, tinha ainda que tirar os machos, a intenção nesta fase era escolher uma boa fêmea, para a reverter e obrigar a dar pólen.


Foram crescendo..



Aqui já com o sexo definido.
Nas autos este é o momento, seja em indoor ou outdoor, mal elas mostrem o sexo, é a altura certa para a 1ª pulverização.
Se fosse uma foto dependente no exterior, tínhamos que esperar até aos primeiros sinais de floração, se fosse em indoor,
a altura ideal seria 5 dias após termos mudado o ciclo de luz para 12/12.


Descartei os machos, de 5 plantas fiquei com 3 fêmeas, não foi mau.



Antes de aplicar o STS temos que o preparar..mas isso fica para o próximo capítulo.
Não perca..porque a partir de agora é que vai ficar interessante.
Abraços e até já!

Comentários

  1. Onde encontro o restante ou segunda parte do artigo. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leo, obrigado pela passagem, pode encontrar clicando em mensagens recentes ou pelos links abaixo
      Parte 6, onde tem todos os links para as restantes
      http://medicinal-stars.blogspot.pt/2016/02/sts-como-obter-apenas-sementes-femea_15.html

      Eliminar

Enviar um comentário

Não serão permitidos quaisquer insultos ou faltas de respeito. Use o seu bom senso.

Vaponic

Mensagens populares deste blogue

Guia Cultivo Automáticas

Vamos falar um pouco sobre automáticas.
Auto-Flower, como o nome indica, a floração acontece automaticamente, sem necessitar de reduzir o número de horas de luz.
Quando elas apreceram pela primeira vez, ninguém as achava boas, e na verdade não eram grande coisa, mas tinham algo rico nos seus genes, porém eram muito baixas e pouco produtivas.
Os seus genes não davam para esquecer o assunto, e então, começou uma nova revolução verde, começaram os trabalhos de hibridação, testes, cruzes infinítos etc.
A medida que o tempo passou, e as automáticas foram parar ás mãos de cultivadores que sabem o que fazem, começou a segunda parte da revolução automática, com bons resultádos, e com um pouco de bom marketing as automáticas passaram de plantas sem interesse, a top de vendas.


Como não necessitam de redução do horário de luz, são mais resistentes a temperaturas frias, e estam prontas num tempo record, tornaram-se as plantas perfeitas para os cultivadores inexperientes.
Fáceis de alimentar, na …

Obama fala sobre a Canábis

Numa Entrevistao Ex presidente Americano Obama falou sobre a Canábis, dizendo que acima de tudo apoia a ideia de desencorajar qualquer abuso de substâncias.

Porém ele diz ainda que pensa que este tema é um problema de saúde pública, e que se devia tratar como o tabaco ou o álcool, regulando para se ter um melhor controlo da situação.

O Ex presidente fala ainda sobre o trabalho da DEA dizendo que são eles que fazem as leis sobre drogas e que nem sempre vão estar na vanguarda das questões.

Agora que mais estados têm vindo a aclarar melhor este tema, legalizando inclusive o tema do consumo recreativo, justifica-se que se converse mais que nunca sobre o tema, o que falhou, o que deve ser feito, e vozes como a do Ex presidente são essenciais para se perceber qual é o caminho.

Auto Bubble Gum

Auto Bubble Gum


Esta automática é um verdadeiro híbrido estável, e uma das variedades mais vendidas do banco pelas suas peculiares qualidades.

A genética é Bubble Gum em versão auto, na maioria das vezes é maioritariamente indica, e fomos aos fóruns comprovar que os cultivadores ficam muito satisfeitos com a produção final que é bastante alta para uma automática.

O cheiro e sabor a morangos e também a frutas (frutado) do bosque são outra das qualidades muito apreciadas, deixando os consumidores rendidos a esta variedade.

O efeito é misto, potente cerebral inicialmente e corporal depois de algum tempo, com uma potência exagerada para uma automática.

Com um THC de 12% ela finaliza muito precocemente, dependendo das condições pode terminar em pouco mais de 60 dias, evitando custos das variedades automáticas mais longas.

Foto: 00 Seeds