Avançar para o conteúdo principal

00 Seeds

00 Seeds
Medical Strains

História do Cânhamo em Portugal 2 (Legalidade)

Atualmente é possível cultivar cânhamo industrial legalmente em Portugal. Pelo que fomos buscar a informação ao Ministério da Agricultura.






"O cânhamo dito industrial é uma variante da cannabis (Cannabis Sativa), cultivado pelas suas hastes e pelas sementes.

Dada a sua proximidade com a cannabis (marijuana) a regulamentação desta cultura é muito restrita. Com efeito estas 2 variedades variam unicamente nos seus teores de THC (TetraHidroCannabiol) que vai desde 0,2 nas variedades autorizadas a mais de 10% para as variedades utilizadas como droga.


A França é o principal produtor de sementes de cânhamo certificadas e são comercializadas unicamente pela Cooperativa Central dos Produtores de Sementes de cânhamo. É proibido para os produtores de cânhamo ressemear a própria semente.

O Decreto Regulamentar nº23/99 de 22 de Outubro define as regras pelas quais é permitido realizar a cultura do cânhamo industrial em Portugal (incluí reportar à Polícia Judiciária (PJ)

Além de poder ser cultivado legalmente, ainda existem apoios para o mesmo cultivo.

O Regulamento (CE) 73/2009 (que estabelece as regras comuns para os regimes de apoio direto no âmbito da PAC) integrou o apoio à produção de cânhamo no regime de pagamento único (RPU), sendo o “pagamento por superfície” efetuado ao linho e cânhamo destinados à produção de fibras.

O pagamento deste apoio depende do uso de sementes certificadas de determinadas variedades cujo teor de tetrahidrocanabinol não seja superior a 0,2%.

O Regulamento (CE) 1234/2007 (que estabelece a OCM Única) prevê uma ajuda à transformação até à campanha comercialização 2011/2012, em função da quantidade de fibras efetivamente obtidas a partir das palhas em relação às quais tenha sido celebrado um contrato de compra e venda com um agricultor.

Leia também: História do Cânhamo em Portugal Parte 1

A ajuda à transformação de fibras longas de linho é de:

200 EUR/tonelada, para a campanha de comercialização de 2009/2010, e — 160 EUR/tonelada, para as campanhas de comercialização de 2010/2011 e 2011/2012.

Para as /fibras curtas de linho e cânhamo a ajuda é de 90 EUR/tonelada para as campanhas de comercialização de 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012.

Neste momento não temos conhecimento de qualquer indústria de transformação de cânhamo em Portugal. No entanto algumas das fábricas de fiação poderão reconverter-se para outro tipo de fibras tais como o cânhamo e o linho."

Pode conferir a mesma informação no pdf do Ministério da Agricultura

Comentários

Vaponic

Mensagens populares deste blogue

Guia Cultivo Automáticas

Vamos falar um pouco sobre automáticas.
Auto-Flower, como o nome indica, a floração acontece automaticamente, sem necessitar de reduzir o número de horas de luz.
Quando elas apreceram pela primeira vez, ninguém as achava boas, e na verdade não eram grande coisa, mas tinham algo rico nos seus genes, porém eram muito baixas e pouco produtivas.
Os seus genes não davam para esquecer o assunto, e então, começou uma nova revolução verde, começaram os trabalhos de hibridação, testes, cruzes infinítos etc.
A medida que o tempo passou, e as automáticas foram parar ás mãos de cultivadores que sabem o que fazem, começou a segunda parte da revolução automática, com bons resultádos, e com um pouco de bom marketing as automáticas passaram de plantas sem interesse, a top de vendas.


Como não necessitam de redução do horário de luz, são mais resistentes a temperaturas frias, e estam prontas num tempo record, tornaram-se as plantas perfeitas para os cultivadores inexperientes.
Fáceis de alimentar, na …

Obama fala sobre a Canábis

Numa Entrevistao Ex presidente Americano Obama falou sobre a Canábis, dizendo que acima de tudo apoia a ideia de desencorajar qualquer abuso de substâncias.

Porém ele diz ainda que pensa que este tema é um problema de saúde pública, e que se devia tratar como o tabaco ou o álcool, regulando para se ter um melhor controlo da situação.

O Ex presidente fala ainda sobre o trabalho da DEA dizendo que são eles que fazem as leis sobre drogas e que nem sempre vão estar na vanguarda das questões.

Agora que mais estados têm vindo a aclarar melhor este tema, legalizando inclusive o tema do consumo recreativo, justifica-se que se converse mais que nunca sobre o tema, o que falhou, o que deve ser feito, e vozes como a do Ex presidente são essenciais para se perceber qual é o caminho.

Auto Bubble Gum

Auto Bubble Gum


Esta automática é um verdadeiro híbrido estável, e uma das variedades mais vendidas do banco pelas suas peculiares qualidades.

A genética é Bubble Gum em versão auto, na maioria das vezes é maioritariamente indica, e fomos aos fóruns comprovar que os cultivadores ficam muito satisfeitos com a produção final que é bastante alta para uma automática.

O cheiro e sabor a morangos e também a frutas (frutado) do bosque são outra das qualidades muito apreciadas, deixando os consumidores rendidos a esta variedade.

O efeito é misto, potente cerebral inicialmente e corporal depois de algum tempo, com uma potência exagerada para uma automática.

Com um THC de 12% ela finaliza muito precocemente, dependendo das condições pode terminar em pouco mais de 60 dias, evitando custos das variedades automáticas mais longas.

Foto: 00 Seeds